O período de maiores possibilidades para a formação das competências humanas ocorre entre a gestação e o sexto ano de idade.
Ou seja, o que os pequenos aprendem no início da vida tem impactos profundos no futuro. É nessa fase, chamada primeira infância, que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado.
A boa notícia é que é possível aproveitar essa janela de oportunidade, com potencial de impulsionar o desenvolvimento da criança e gerar impactos no destino dela, com pequenos estímulos.
Saiba como:
Olhar

Pode parecer simples, mas talvez seja um dos estímulos mais importantes: o olhar. Estabelecer o vínculo por meio da troca de olhares entre a mãe e a criança durante a amamentação, por exemplo, transmite segurança e sensação de amparo.
Conversar e fazer perguntas
Conversar com o bebê, falando devagar e olhando em seus olhos, favorece a criação de um vínculo afetivo mais forte e duradouro, e isso certamente irá influenciar todas as relações futuras que ele terá.
Quando a criança já está um pouco maior, faça perguntas. As perguntas são poderosas no sentido de que elas demandam respostas, estimulam o pensamento, fornecem informações valiosas e provocam as crianças, e adultos, a se abrirem para as soluções dos problemas.
Brincar
Sim, brincar é coisa séria. Nas brincadeiras (além de se divertir) a criança pode expressar sentimentos e fantasias do seu mundo interno, desenvolvendo a criatividade e aprendendo a lidar com as suas emoções.
Ler
O hábito da leitura na infância é muito importante, ele contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Ouvir música
Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, e, melhor ainda, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, uma apreciação criativa dos sons que estão à sua volta.
A música mexe com emoções e sentimentos, relaxa, acalma… pode ainda trazer recordações e criar bons momentos junto de pessoas queridas. Além disso, através da música, as crianças podem treinar ritmo e coordenação motora.
Uma ótima forma de estimular esse desenvolvimento é investindo em livros infantis, coaching infantil, treinamentos que desenvolvam as competências socioemocionais nos pequenos.