Home office com crianças: como trabalhar em casa com seus filhos

Muito provavelmente você já sonhou em trabalhar em casa, fugir do trânsito e passar mais tempo com os filhos, certo? 

Mas se você ainda não trabalhou em casa enquanto mãe, pode estar abandonando essa ideia agora que isso está acontecendo obrigatoriamente, correto?

Trabalhar em casa quando as crianças estão por perto é um desafio. As crianças, por natureza, querem e precisam da nossa atenção constante. Eles não se importam se você está em uma teleconferência; eles querem contar o último drama que estão passando com o irmão – agora.

Então, como equilibrar a vontade de estar com seus filhos com seu desejo de ter sucesso em sua carreira? Aqui estão algumas estratégias que você pode usar para encontrar um bom equilíbrio entre trabalho e família e fazer mais durante o dia.

– Crie uma rotina

Defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar a trabalhar.

– Comunique-se com seu parceiro

Se seu parceiro estiver em casa também, é essencial que você comunique como é o seu dia, para que ambos estejam juntos com suas expectativas e necessidades. Se você tem algum prazo para entrega, peça ajuda para que fique com as crianças por um tempo. Se estiver num dia mais flexível, ofereça-se para ficar com os pequenos. Vocês também podem combinar uma rotina com revezamento para cuidar das crianças.  

– Tempo de soninho ou “brincadeira silenciosa”

Toda mãe que trabalha em casa sabe que a hora que você mais produz é quando as crianças estão dormindo. Aproveite esse tempo. Se seus filhos não têm mais idade pra tirar uma soneca, crie o tempo da “brincadeira silenciosa”. Somente nesta hora, a criança brinca com alguns brinquedos ou livros especiais, que pode ficar guardados numa caixa, e a disponibilidade limitada os mantém frescos e interessantes.

– Treine com seu filho

Dê-lhes instruções específicas. Finja atender um telefonema ou ter uma reunião e veja como seus filhos reagem. Faça esse exercício repetidas vezes. Elogie-os quando começarem a fazer o que é certo, e dê-lhes orientação gentil quando não o fizerem. Quanto mais você pratica, mais eles percebem o que é esperado deles.

– Invista tempo de qualidade

Aqui ainda bate a culpa se eu não der um pouco de atenção antes de começar a trabalhar. Se você puder dar a seus filhos 20 ou 30 minutos de atenção de qualidade pela manhã, é mais provável que você consiga uma ou duas horas de trabalho de qualidade depois. E eu também trabalho bem melhor depois que dei esse tempo pra eles. Também descobri que intervalos regulares ao longo do dia podem ajudar a minimizar interrupções.

– Use o que funciona

Ocasionalmente, você terá que deixar seus filhos se divertirem na tela para poder cumprir suas obrigações. Não se sinta culpado por isso. Use o que funciona quando você precisar. Deixe pra começar um filme quando você entrar numa teleconferência ou tiver que concluir algo importante.

Aqui em casa estamos continuamente tentando estratégias diferentes e aprimorando nossa rotina para melhor atender nossa família e nossas necessidades em constante mudança dia após dia. 

E se há uma coisa que aprendemos até agora, é que alguns dias transcorrem sem problemas, enquanto outros estão cheios de desastres.

Tenha um pouco de paciência ao fazer o mesmo com sua família, e você encontrará a combinação que funciona para vocês.

Você gostou desse artigo? Ajude a compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

deixe seu comentário

WhatsApp Oi, sou a Cintia