Com aulas suspensas, EaD é o desafio para pais e alunos

Este mês completa-se quatro meses que alunos e professores foram apresentados a uma nova escola por causa da pandemia de coronavírus, aquela que ninguém frequenta e as atividades chegam pela internet.

Há discussões de todos os tipos, incluindo situações impensáveis até pouco tempo, mas o fato é que em muitas famílias esse ainda é um problema não solucionado.

Confira neste artigo orientações valiosas e práticas para lidar com essa situação:

Comunicação

Nunca falar mal da escola ou da atividade: Se for preciso faça contato com a escola, eles também estão se adaptando a essa nova realidade.

Diálogo

Nada melhor que uma boa conversa. Aqui em casa o comportamento foi outro quando expliquei para minha filha que ela não estava de férias e que teria a mim como professora passando o mesmo conteúdo que ela teria lá na escola. Ela abriu um sorriso quando percebeu que eu estava sendo a professora dela.

Autonomia

Aqui eles ainda dependem muito de mim e do meu marido, pela idade não tinham muito contato com eletrônicos. Mas se seu filho for maiorzinho, estimule a autonomia e responsabilidade.

Ludicidade

Aprender de forma prazerosa proporciona à criança a possibilidade de construir a sua imaginação e, progressivamente, aprender a distinguir o real do imaginário.

Respeito

Não interrompa uma atividade que ela está sentindo prazer como brincar ou TV para fazer as atividades pois assim ela já vai desmotivada.

Rotina

Tenha uma rotina com horários para começar e terminar as atividades propostas pela escola.

Âncora

É uma técnica para criar um gatilho mental que ativa sentimentos, pensamentos, estados emocionais a um estímulo específico. Esse estímulo específico pode ser uma palavra, uma frase, um toque, um objeto… Aqui o estímulo é um óculos, mas você também pode usar a mochila da escola, o uniforme. Assim a criança “incorpora” o personagem de aluno.

Parceria

Comunicação e parceria com o cônjuge é fundamental. Deixe claro suas prioridades do trabalho, reuniões importantes e dividam a ajuda com as aulas de acordo com a habilidade de cada um de vocês.

Você gostou desse artigo? Ajude a compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

deixe seu comentário

WhatsApp Oi, sou a Cintia