Cantinho do pensamento funciona. Será mesmo?

Para as crianças a expressão de uma necessidade ou de um grande sentimento, pode resultar em um comportamento agressivo, desrespeitoso ou não cooperativo. O que é, simplesmente, normal, pois as crianças ainda não desenvolveram certas habilidades de autorregulação. O mau comportamento é, muitas vezes, um grito de ajuda para se acalmar e uma tentativa de conexão.

Quando a resposta dos pais é isolar, uma necessidade psicológica instintiva da criança não é atendida. Para a criança até 10 anos a punição é entendida como desamor.

Além disso, o isolamento, pode “resolver” a curto prazo, mas é ineficaz a longo prazo se desejamos mudar o comportamento e desenvolver habilidades. Quando as crianças se concentram no sentimento de injustiça e, até mesmo, de raiva, que estão sentindo, elas perdem a oportunidade de desenvolver habilidades de compreensão, empatia e resolução de problemas.

Como você se acalmaria mais rapidamente, fazendo uma massagem, conversando, bebendo uma água, ou preso num canto virado para a parede? Em qual situação, sua mente trabalharia de forma mais positiva? Seu filho tem as mesmas necessidades!

Você gostou desse artigo? Ajude a compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

deixe seu comentário

WhatsApp Oi, sou a Cintia
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.